O que espera os turistas no norte lusitano
Barcos compõem paisagem no cais de Gaia |
E no último post sobre Portugal, o passeio que não deve faltar aos turistas que vão à terrinha: conhecer o rio Douro a bordo de um barco. O embarque acontece na Vila Nova de Gaia, município que pertence à região metropolitana do Porto, uma das maiores cidades de Portugal, localizada no norte do país. Mas como sempre é possível descobrir um novo ponto turístico em terras lusitanas, uma grande dica é passar dias conhecendo toda a região do Porto e depois seguir rumo ao passeio de barco.
A luminosidade do mosteiro no alto de Gaia |
Começando por Gaia vemos que é ali que estão as caves do vinho mais famoso do país, o vinho do Porto. Ali os turistas também podem conhecer o modo como a bebida é produzida, além de poderem degustá-la e levarem para casa algumas garrafas. É possível ainda ter uma vista deslumbrante do rio Douro, das muitas barcas turísticas, como os rabelos, pequenos barcos que antes carregavam os barris de vinho, além é claro das seis pontes – que, mais do que meio de travessia, são cenários típicos de cartão-postal – que ligam Gaia ao Porto. Ainda em Gaia nos chama a atenção, em um ponto bem alto da cidade, o Mosteiro da Serra do Pilar, reconhecido em 1996 como Patrimônio Mundial. Agendar uma visita ao local tem a intenção tanto de conhecer seu interior como para se avistar de um ângulo privilegiado o rio Douro e as caves do vinho do Porto, sem contar na oportunidade para aqueles que vão a Gaia pela noite, quando o mosteiro chama a atenção pela beleza garantida por sua iluminação.
Uma das seis pontes que ligam Gaia ao Porto |
Já no Porto a vida cultural ganha destaque. Podemos conhecer a Casa da Música, um espaço público dedicado às apresentações musicais e que impressiona por sua diferenciada arquitetura. Ainda podemos conferir um museu de carros elétricos, o museu N.Soares dos Reis que data do século XVIII com coleções de obras raras, jóias, louças e esculturas, e o Museu da Casa Romântica, onde destacamos a influência inglesa em sua construção. No Porto também percebemos a presença do antigo, representado por exemplo pela Torre dos Clérigos construída em 1763, e o novo, como o Museu de Arte Contemporânea na Fundação de Serralves.
A altura que subirá o barco: barragem no rio |
Estação S. Bento no Porto |
![]() |
Água e verde se misturam na região do Douro |
Encanta por suas variadas opções turísticas, pela beleza natural, arquitetônica, por seu povo (que por sinal se souber que um turista é brasileiro, logo faz festa), por sua culinária. Este foi o quarto e último post sobre o país, mas sem dúvida muitos outros, e tão diversos quanto, seriam possíveis. Cabe a cada turista que tiver oportunidade descobrir novos cantos portugueses, lugares interessantes e histórias de nossos patrícios.
#Conhecendo Gaia:
#Conhecendo o Porto:
#O Douro:
#Portugal:
Luciana, cheguei no seu blog através de um consulta no google referente ao passeio de trem no douro. Gostei muito dessa ideia de ir de barco para Régua e voltar de trem. É tranquilo agendar esses passeios? Consigo ir e voltar no mesko dia?
ResponderExcluirParabéns pelo blog.
Olá Daniel, peço desculpas por apenas depois de tanto tempo responder o seu comentário, estava em um período de fim de faculdade e bastante trabalho, não consegui lidar com os afazeres e o blog ao mesmo tempo, agora estou voltando à ativa. Agradeço pelo elogio e, espero que mesmo depois de tanto tempo, ainda ajude a minha resposta. É bem tranquilo sim, são vários tipos de passeio e dá para ir no mesmo dia e voltar (vai de manhã, almoça no barco, e volta de trem, chegando à Vila Nova de Gaia no fim da tarde). Não são passeios caros e na grande parte das agências de viagem das cidades portuguesas é possível encontrar diversas possibilidades. Se estiver a caminho de um passeio pela região, uma boa viagem!
Excluir