terça-feira, 1 de março de 2011

Lisboa


A capital portuguesa e o que tem além das sete colinas

A tradicionalíssim Torre de Belém
Neste penúltimo post sobre a “terrinha” temos um dos mais tradicionais destinos em Portugal, a sua capital Lisboa. A cidade consegue misturar história e modernidade, atraindo os turistas. Muitos deles a consideram uma das melhores capitais européias mesmo quando se fala no simples ato de passear –muitas vezes sem rumo certo – pelas ruas e vielas, descobrindo a fundo a cidade. E é difícil não ter essa sensação, cada canto de Lisboa é uma atração sem igual, nos conta uma história, nos encanta.

Sabor à mesa: pastéis de belém

Mas já que temos que começar por algum dos bairros de Lisboa, o escolhido é o de Belém. Foi dali que saíram as caravelas que chegaram ao Brasil e como forma de homenagem às grandes navegações realizadas pelos portugueses podemos ver o monumento Padrão dos Descobrimentos. O bairro ainda conta com a Torre de Belém – um dos símbolos lisboetas – construída em 1520, com o Mosteiro dos Jerônimos, além de ser uma ótima forma de se admirar o rio Tejo. Ali também está a Fábrica dos Pastéis de Belém, o doce típico português feito de natas. A receita usada pela fábrica é segredo, mas o local – construído em 1837 – virou uma atração aos turistas que aproveitam para passear e saborear os pastéis.

O eléctrico, representante português
Lisboa tem muitas opções de pacotes turísticos, assim como diversas possibilidades de transporte para conhecer a cidade. É possível passar por diversos pontos turísticos pagando pouco utilizando ônibus, metrô. Ainda há a possibilidade de utilizar os tradicionais bondinhos que há anos passam pelas vielas, sobem, descem, nos fazendo entender o motivo de Lisboa ser conhecida desde o século XVII como a cidade das sete colinas, apesar de que hoje, com o aumento populacional, a capital ocupa um número maior de altos e baixos.  

Lisboa é de fato opção para diferentes pessoas. Para os que adoram boas compras, a Av. Liberdade é uma boa dica, com lojas como a Zara, Armani e Calvin Klein. Passeio à noite? As Docas, à beira do rio Tejo, galpões transformados em bares e danceterias. A música mais representativa ainda é o fado atração em restaurantes em bairros como o da Lapa, o Bairro Alto, Mouraria, se espalhando por todo o país. 
Na rua Garrett o café A Brasileira
E sua ilustre figura:Pessoa
Não se deve esquecer de bairros como a Baixa, a Alfama e o Chiado. Na Baixa encontramos a Praça do Comércio, uma das maiores da Europa construída em 1758, três anos após o terremoto que destruiu a capital. Também podemos visitar a movimentada rua Augusta e o Elevador de Santa Justa, para quem procura uma vista privilegiada de Lisboa. A Alfama é um dos bairros mais típicos da capital de onde podemos, por exemplo, avistar Lisboa do alto do miradouro das Portas do Sol.  Já no Chiado podemos conhecer o café A Brasileira. Mais do que um simples café o local é ponto de encontro de brasileiros, além de turistas de outras nacionalidades que se encantam com a estátua de bronze do escritor português Fernando Pessoa, a ponto de sentarem em seu colo, tirar fotos dando beijos e abraços na imagem. O poeta já frequentava o local, bem como outros artistas da época – o que denuncia o tempo em que A Brasileira está ali.

Mouraria e vista ao fundo do Tejo
Mas Lisboa, apesar de tantos exemplos históricos, não se fechou aos ares modernos. A Expo 98 foi incentivo à construção do Parque das Nações, região mais nova da cidade, com seu Oceanário e milhares de espécies marinhas, modernas construções, além da vista para a ponte Vasco da Gama, também inaugurada em 1998 e com mais de 17km de extensão.
As opções de lazer, os pontos turísticos e as formas de conhecer Lisboa são muitas, cada turista pode montar um roteiro diferente e conhecer mesmo andando sem compromisso pela cidade. Lisboa é uma cidade inclusive para quem quer, mesmo fora do país, se sentir próximo do Brasil, seja pela língua, pelos costumes, comida e pela acolhida sempre bem calorosa aos turistas brasileiros. Vale a dica!   
Pça do Comércio e R.Augusta

# Saboreie:
# Conheça:
#Conheça a pé:

Créditos: Imagens da torre e pastéis de Belém: Site Visit Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário