Por que esta é a cidade do conhecimento?
Às margens do Mondego |
Ao longo dos próximos posts a dica para os viajantes é o país de nossos patrícios. Visitar Portugal, mais do que apenas uma ótima opção de viagem, significa também descobrir lugares com séculos de história. A cidade de Coimbra é um exemplo. A 200 km da capital Lisboa, nem sempre a cidade está incluída nos roteiros turísticos, mas de forma alguma deve ser esquecida quando falamos em conhecer terras lusitanas. Às margens do rio Mondego, Coimbra é uma mistura do antigo – representado por suas casas, igrejas e monumentos erguidos há séculos –e também do novo, com construções modernas e grandiosas, como o Estádio Cidade de Coimbra. Os ares de modernidade são um reflexo principalmente da grande concentração de jovens na cidade, principalmente os estudantes da Universidade de Coimbra.
O Pátio da Universidade de Coimbra |
A universidade é inclusive um capítulo à parte. Fundada em 1290 pelo rei D.Dinis esta foi a primeira universidade portuguesa e sua importância se estende desde então por toda a Europa. O local, por sua importância histórica, é um dos grandes atrativos turísticos da cidade. Por seus corredores se misturam pessoas com câmeras e mapas nas mãos, crianças, idosos, gente de todas as idades e os muitos estudantes em período de exames, nome dado às provas de final de ano letivo. O clima é de pré-férias já que na Europa, ao contrário do Brasil, as aulas terminam em julho, para reiniciarem no fim de setembro.
Ali podemos ver no pátio de entrada da faculdade de Direito as escadarias da Via Latina, onde muitas vezes acontecem apresentações de fado. No mesmo pátio podemos ainda visitar a capela de São Miguel e a Biblioteca Joanina,com um grande (e antigo) acervo, com obras ainda do século XVI.
Biblioteca Joanina: representante da história portuguesa |
Também pertencendo à universidade os turistas ainda podem ter acesso a visitas guiadas ao Jardim Botânico de Coimbra. O local existe desde 1772 e abriga plantas exóticas, além de muitas que correm risco de extinção, sem contar as tradicionais espécies portuguesas.
Já no caminho até a universidade vemos diversas repúblicas que já denunciam o clima estudantil que acaba contagiando até mesmo quem está de férias, longe dos estudos e dos livros.
Já no caminho até a universidade vemos diversas repúblicas que já denunciam o clima estudantil que acaba contagiando até mesmo quem está de férias, longe dos estudos e dos livros.
Penedo da Saudade |
Cidade e estádio vistos do alto |
Já para quem busca um lugar tranquilo e com uma vista privilegiada da cidade, a dica é o Penedo da Saudade, onde D. Pedro I chorava por sua amada Inês de Castro.
Hoje além de se ter aos olhos a cidade, ainda podemos ver no Penedo placas onde estão os juramentos, homenagens e agradecimentos de várias turmas que se formaram na Universidade de Coimbra.
Se Portugal estiver em um de seus planos de viagem, não se esqueça de conhecer Coimbra e descobrir o que, além do conhecimento, a cidade oferece.
# Mais de Coimbra e seus pontos turísticos em:
# É possível visitar o Paço das Escolas por EUR 7,00 (a visitação inclui por exemplo a Biblioteca Joanina, a varanda panorâmica, a Capela de S. Miguel, a Prisão Acadêmica). Mais informações:
http://www.uc.pt/informacaopara/visit/contact
http://www.uc.pt/informacaopara/visit/contact
# Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra
Nenhum comentário:
Postar um comentário