quinta-feira, 23 de junho de 2011

As belezas na Tríplice Fronteira

E após alguns dias sem posts, o Guia de Viajante refaz suas malas e põe o pé na estrada rumo ao sul do Brasil. Nas próximas semanas o roteiro contará com cidades do Paraná e de Santa Catarina.
O primeiro ponto turístico destacado é Foz do Iguaçu, no Paraná, cidade que está na divisa Transnacional do Brasil com o Paraguai e com a Argentina. O local é um dos mais visitados do país, atraindo pela beleza natural, como a das cataratas de Foz do Iguaçu, sem contar nas opções de lazer, compras e entretenimento. 
 
Águas Divisoras  
Argentina à esquerda, Paraguai na direita, Brasil abaixo
A divisa tripla é nítida em Foz do Iguaçu, principalmente para quem visita o Marco das Três Fronteiras. 
O mirante proporciona uma vista privilegiada da confluência entre os rios Iguaçu e Paraná, separando os três países. 
Em cada um deles há um marco pintado com as cores das bandeiras. 
No Brasil o marco é verde e amarelo, na Argentina, azul e branco e no Paraguai, vermelho, branco e azul. 

O Marco Brasileiro
Sobre o rio Paraná está a Ponte da Amizade, que separa Ciudad Del Leste, no Paraguai, de Foz do Iguaçu. A cidade é muito procurada pelos turistas que buscam boas oportunidades de compras. São diversas as opções, de eletroeletrônicos a roupas e perfumes importados.

O Duty Free: tentação nas compras
Já quem visita a cidade argentina de Puerto Iguazu tem mais uma opção de compras, sem contar que, por ser uma cidade pequena, é fácil encontrar em uma mesma quadra boas opções de restaurantes. A boa comida pede um passeio noturno tanto aos turistas como aos moradores de Foz do Iguaçu, que podem andar a pé, de noite, o que é mais difícil na cidade paranaense.  Além das lojas locais, há também um Duty Free – como um Free Shop que pode ser encontrado nos aeroportos – e um cassino. A cidade também é origem para quem quiser estender um pouco mais a viagem, chegando a outras cidades argentinas. 
 
Uma das sete maravilhas brasileiras
A grandeza das Cataratas
Foz do Iguaçu sem dúvida encanta e surpreende pela beleza de suas cataratas. À entrada do Parque Nacional do Iguaçu já temos contato com a natureza, com o ar puro e a mata densa. Para chegar até o caminho de onde se avistam as quedas d’água somente é possível de ônibus, que aliás são coloridos, com desenhos dos animais que encontramos no parque, entre eles os os simpáticos – e de vez em quando ariscos – guaxinins. O andar superior aberto de boa parte dos veículos que transportam os turistas garantem ainda uma maior proximidade com o ambiente ao redor. 


Turistas têm vista privilegiada no lado brasileiro
É possível ver as cataratas tanto no Brasil como na Argentina. Mas como a maior parte das quedas d’água estão no lado argentino e voltadas para o lado brasileiro, a melhor visão fica destinada aos turistas que escolhem visitar o parque do lado verde e amarelo. No tempo da cheia, pode chegar a 300 o número de quedas isoladas no parque do Iguaçu.  


De onde vem tanta energia?
Outro passeio interessante é conhecer a grandiosa usina hidrelétrica de Itaipu. Foi em 1982 que suas comportas foram abertas e as águas fluíram, depois de oito anos desde a escolha de onde seria a sua localização. 

A força das águas em Itaipu
A usina é binacional – pertence ao Brasil e ao Paraguai – e é um símbolo da região devido à sua grande importância. Itaipu foi inclusive um estímulo à urbanização de Foz do Iguaçu e impressiona por sua capacidade energética, atingindo em 2004 um índice de produção de energia que poderia abastecer o mundo durante 36 dias. 
Para quem visita a usina é possível conhecer a  história da construção e do funcionamento de Itaipu. Logo depois o tour mostra aos visitantes ângulos privilegiados que dão uma ideia da dimensão da usina. 



Mais natureza
Próximo às cataratas há ainda outra opção que chama a atenção de quem visita Foz do Iguaçu: o Parque das Aves. Ali os visitantes ficam bem próximos de centenas de espécies raras de aves, podendo visitar os viveiros. Ainda é possível ver jacarés, jibóias, saguis, tudo em meio à floresta úmida subtropical, típica da região.


Agora é só viajar
Iguaçu significa: local com grande volume de água
Por dentro da Usina de Itaipu
Diversas companhias de viagem preparam roteiros em Foz do Iguaçu, com direito a passeios, compras, entretenimento, alguns possibilitando uma esticadinha na Argentina e no Paraguai. Para ver o grande fluxo de águas nas Cataratas o verão é a melhor pedida, mas se prepare com filtro solar e roupas leves, pois as temperaturas são altas, ultrapassando facilmente os 30°.

# Mais Cataratas
#Sobre Foz
# Itaipu
# E as aves