sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mais de Portugal

Três cidades próximas e bem diferentes no centro do país

Fátima e a grandiosidade de sua basílica
Berço religioso, destino certo no verão lusitano e cidade que mais parece um cenário de novelas de cavalaria.
Três características, três cidades distintas neste segundo post sobre Portugal: Fátima, Nazaré e Óbidos. Localizadas na região central de Portugal, as três são ótimas opções turísticas e é fácil conhecê-las, o tempo de deslocamento entre elas não ultrapassa 40 minutos.  
A cidade de Fátima é um dos destinos mais procurados em Portugal (assim como a capital Lisboa e a cidade do Porto) tanto por peregrinos como por turistas que não são católicos já que o Santuário de Nossa Senhora de Fátima por si só já impressiona por sua beleza e grandiosidade. A 135km de Lisboa, a cidade é conhecida por ser onde Nossa Senhora de Fátima apareceu em 1917 a três crianças (os Três Pastorinhos). Desde então é destino certo para os católicos, que em nome da fé procuram a cidade, rezam fervorosamente, participam da procissão das velas todas as noites, pagam suas promessas. 



A Igreja da Santíssima Trindade
Em comemoração aos 90 anos da aparição de Nossa Senhora foi inaugurada, em 2007, a Igreja da Santíssima Trindade com capacidade para em torno de 8 mil pessoas. Os fiéis do mundo todo contam com missas em várias línguas principalmente na Capela das Aparições, construída no local onde ficava uma árvore, a azinheira, onde a Santa apareceu aos pastorinhos. Além do Santuário os turistas e fiéis podem conferir na cidade o Museu de Cera, onde a aparição de Nossa Senhora é retratada perfeitamente nos personagens feitos de cera, e as diversas lojas vendendo lembrancinhas para nenhum turista e fiel se esquecer de Fátima.


No alto do mirante: a vista de Nazaré
Mas para quem não consegue ficar longe de uma praia, não se pode passar pelo centro lusitano sem visitar Nazaré. Ali o turista pode apreciar e curtir um passeio à beira-mar, a vista quase uniforme das casas brancas da cidade vistas do alto do mirante, assim como a areia bem clara, o mar com suas águas esverdeadas, as senhoras nazarenas e suas saias rodadas, os peixes secando ao sol e à venda na beira do calçadão. As águas límpidas são convidativas, mas não pense em correr para um banho de mar se não gostar de águas mais frias, pois mesmo no verão a temperatura é baixa no mar de Nazaré e das demais praias do centro e norte do país.

O pôr do sol nazareno
Esta tradicional vila praiana também é repleta de história. O Sítio é o local mais alto – está a 110 metros de altura – e onde, além de um mirante de tirar o fôlego, é possível encontrar o forte de S. Miguel Arcanjo e uma pequena igreja em honra à Nossa Senhora de Nazaré. Para chegar até lá é só tomar o bondinho – ascensor mecânico inaugurado em 1889 – que sobe por toda a encosta proporcionando uma visão da cidade por um novo ângulo. 



A porta de entrada de Óbidos
Já Óbidos é o próprio período medieval aos nossos olhos. A cidade foi um presente do rei D. à sua esposa no século XIV. A cidade é cercada por muralhas e por diferentes exemplos arquitetônicos que passam pelos períodos gótico, barroco, renascentista, com construções ainda do século XII. A Porta da Vila, por exemplo, foi construída por volta de 1380. 







As vielas da medieval cidade
A cidade é pura obra de arte com suas igrejas milenares, suas ruas tortuosas, muitas delas íngremes, mas que encantam quem por elas passa. Tudo isso, além das lojas de artesanato e da tradicional ginjinha – bebida produzida a partir de uma espécie de cereja, a ginja – podem ser calmamente apreciados pelos turistas já que carros ali são proibidos, ficam estacionados antes da porta de entrada.  Para quem quiser aproveitar ainda mais da cidade vale a pena pernoitar por ali, muitas casas típicas e o próprio castelo de Óbidos hoje são opções de pousadas históricas no local que está a 100km de Lisboa. 

O que podemos perceber é que a diversidade de opções turísticas que estas três dicas de passeios representam é, sem dúvida, reflexo das principais características do país: a história, muitas vezes relacionada à religião e delineada por envolventes belezas naturais. Vale a pena conferir!


# Confira mais dicas destes pontos turísticos em:


Ao fundo: o Sítio no alto de Nazaré
A procissão das velas nas noites de Fátima
Séculos de história em Óbidos